Resenha do livro Surpreendente-Maurício Gomyde.

 



Sinopse 

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.

O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.

O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme – a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

 



 

O livro vai contar a história do Pedro, que tem 25 anos e que na adolescência descobriu uma doença degenerativa que faz com que ele perda aos poucos sua visão, mas por um milagre essa degeneração para e pedro fica com 70 por cento de sua visão.
Pedro trabalha em uma locadora e em um cineclube, o último cineclube de onde ele mora. Pedro é o entusiasma do cinema felicidade.

Pedro tem um objetivo que é produzir um filme para ganhar o prêmio cacau de ouro.

Pedro ganhou um olho turco de sua avó após descobrir sua doença e uma das recomendações de sua avó era que ele jamais tirasse o olho turco de seu pescoço,para o proteger de maus olhados.

Depois de um tempo Pedro descobre que sua doença voltou a degenerar, e degenerar de uma forma muito rápida, fazenco com que ele tenha apenas 2 meses até que Pedro perca de vez sua visão.

E com essa notícia, Pedro junto com seus amigos, Fit,Mayla e Cristal embarcam em uma longa viagem até Pirenópolis para filmar um filme.

Cristal é uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.

O livro é maravilhoso e faz a gente repensar algumas coisas na vida, algumas partes deixaram a desejar, até ele descobrir a degeneração a história é um pouco lenta e após ele descobrir e ir viajar ela gica um pouco rápido de mais em algumas partes, mas não é nada que venha diminuir o quão bom é este livro.

Surpreendente é simplesmente um livro Surpreendente.

Um comentário em “Resenha do livro Surpreendente-Maurício Gomyde.

  1. OI, Beatriz!
    Eu adorei sua resenha, ainda mais porque eu li o meu primeiro livro do Maurício Gomyde esse mês que passou, foi o Ainda não te disse nada, uma história muito empolgante de amor e de correspondências à moda antiga. Ai, amiga, eu chorei, viu? Confesso! O Surpreendente tem uma capa linda nesses tons azuis e parece ter um enredo igualmente empolgante! Já está na lista dos que vou ler! Abração,
    Drica.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s